Sobre Barretos

cidade de Barretos

Barretos é uma cidade brasileira do estado de São Paulo na Mesorregião de Ribeirão Preto. Sua população estimada em 2010 é de 112.102 habitantes, em uma área de 1.563,6 km².

Em 1831, Francisco Barreto e Antônio Barreto, juntamente com suas famílias, chegaram à região, apossando-se de grandes extensões de terras, onde organizaram suas fazendas (Fazendas Fortaleza, Monte Alegre e Posse Seca).

Em 1854, os descendentes destes pioneiros assinaram o título de doação de 82 alqueires ao "Divino Espírito Santo" e as primeiras casas de sapé começaram a surgir ao redor da capela erguida no local (Capela do Espírito Santo de Barretos).

Foi elevada à Freguesia, pela lei no. 42, de 16 de abril de 1847, e à Município, pela lei no. 22, de 10 de março de 1885. A lei no. 1021 de 6 de novembro de 1906, mudou o nome de Espírito Santo de Barretos para Barretos, já o decreto no. 98 de 26 de novembro de 1890 tinha criado a Comarca, simplesmente de Barretos.

Como município instalado a 31 de janeiro de 1890, foi criado com a freguesia de Espírito Santo de Barretos. Em 1909 foi inaugurada a estrada de ferro. Em dezembro do ano anterior entrava na estação a primeira locomotiva do trem de lastro.

O personagem "boiadeiro" sempre teve um papel importante no transporte de gado de uma região para outra, assim como na entrega de "bois gordos" aos frigoríficos da região e Festa do Peão de Boiadeiro.

Elevada a cidade em 10 de março de 1885.

Economia

A agricultura, comércio e prestação de serviço são a base de sua economia, na indústria laticínios, confecções, borracha, calçados, curtume, cutelaria, sucos cítricos e artefatos em geral além dos frigoríficos JBS-Friboi, Minerva e Dawn Farms, importantes na industrialização de carne tanto para o mercado interno quanto externo.

A cultura da cana de açúcar já predomina com 44%, vem ganhando espaço do plantio de laranja 32%, soja 7%, pastagem 6%, a borracha embora não expressivo na produção, é destaque na produção estadual, justificado pela extensão do município. Atualmente seis grandes usinas estão instaladas na região, são elas Guarany, São José, Colorado, Mandú, Continental e destilaria Guaíra, se considerar um raio de 60 km outras importantes como Severina e Morro Agudo.

Barretos ainda abriga dois distritos industriais onde estão instaladas empresas de pequeno e médio porte Barretos é sede da 13ª Região Administrativa do Estado, com 19 municípios, a norte do Estado de São Paulo, limita-se com o Município de Colômbia ao norte, ao sul com os Municípios de Colina, Jaborandi e Severínia, a leste com Guaíra e Morro Agudo e a oeste com os Municípios de Guaraci e Olímpia. Possui dois distritos, Alberto Moreira e Ibitú.

O Projeto do Parque Agrotecnológico de Barretos é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Barretos para contribuir no desenvolvimento de oportunidades de negócios e ganhos de competitividade do Agronegócio Brasileiro.

Atualmente a implantação do “AGROTECHPARK”, integrante do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, voltado às áreas de pesquisa e desenvolvimento no setor agropecuário, será fundamental no atrativo de investimentos e geração de novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica que poderão ser beneficiadas por incentivos fiscais na forma da lei e regulamentação da secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, Lei de Inovação e lei Municipal de Incentivos Econômicos (Lei Complementar 84/2007).

Festa

A Cidade de Barretos sedia a mundialmente famosa e reconhecida como uma das maiores festas de rodeio, Festa do Peão de Barretos organizada e promovida tradicionalmente pelo Clube Os Independentes de Barretos. A festa, apesar de atrair um grande público, também é alvo de duras críticas de grupos de direitos animais e proteção animal que alegam sofrimento nos métodos empregados nos rodeios - não só o de Barretos. A festa atrai em torno de um milhão de turistas para Barretos o que abriu novos caminhos como a construção de um grande parque aquático na cidade, o maior empreendimento de águas termais do estado de São Paulo.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Barretos.

Blog do Guia da Cidade de Barretos

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Barretos por email
 

Cidades de São Paulo: Limites - Cidades Vizinhas

Colômbia, Guaíra, Morro Agudo, Jaborandi, Colina Olímpia e Guaraci.

Dados Principais sobre a Cidade de Barretos

Aniversário: 25 de agosto
Fundação :
1854
Gentílico:
Barretense
Área:
1.563,611 Km²
População
112.102 hab. (2010)
IDH 0,802 - elevado
Prefeitura Barretos

Brasão de Barretos
Brasão de Barretos

Bandeira de Barretos
Bandeira de Barretos

Vídeo sobre a cidade de Barretos
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Barretos

Mapa Barretos - Ver outros: Mapa Bairros de São Paulo

 

Moradores ilustres de Barretos

 

   

  Sobre o EncontraBarretos
Fale com EncontraBarretos
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Barretos no Facebook siga o Encontra Barretos no Twitter Encontra Barretos no Google+


Termos EncontraBarretos | Privacidade EncontraBarretos