Aeroporto de Barretos passa a ser administrado pela prefeitura

O aeroporto Chefei Amsei de Barretos (SP) passará a ser administrado pela prefeitura da cidade a partir do primeiro trimestre do ano que vem. O acordo para a municipalização do aeródromo foi assinado na última semana pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e pelo prefeito Emanoel Carvalho (PTB).

A municipalização era uma reivindicação antiga feita pela prefeitura de Barretos que pretende transformar o aeroporto em um terminal internacional de cargas e futuramente trazer voos regulares para passageiros. “A municipalização do aeroporto de Barretos vai poder dar a cidade a possibilidade de fazer uma concessão para alguma empresa que queira explorar o aeroporto e assim poder ter mais competitividade na questão de cargas e de passageiros também”, afirmou Carvalho.





O aeroporto Chefei Amsei é administrado pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) desde 1981. O local possui uma pista de 1,8 mil metros, um terminal de passageiros com 390 m² e estacionamento para 80 veículos. De janeiro a novembro deste ano o movimento de passageiros foi de 3.848 pessoas.

O projeto para a melhoria do aeroporto, incluindo reformas nos hangares, saguão de embarque e a ampliação da pista, que passaria a ter 3,2 mil metros, já está pronto. “Com o aeroporto municipalizado a prefeitura vai ter a responsabilidade de gerenciamento do aeroporto, mas tudo também fica muito mais simples se você puder arrumar empresas para operarem aqui com a prefeitura tomando conta. O custo do aeroporto é hoje perfeitamente suportável pela prefeitura”, concluiu o prefeito.

Junto com a transição do Chefei Amsei para Barretos, o Daesp também repassou para os respectivos municípios os aeroportos Governador Lucas Nogueira Garcez, de Lins e Pedro Moranti, da cidade de Piracicaba.

Fonte: G1





Deixe seu comentário