Barretos registra 2º caso de dengue tipo 4 na região em 2012

A Secretaria de Saúde de Barretos (SP) registrou o segundo caso de dengue tipo 4 na região e o primeiro no município no ano. Em Serrana houve um caso confirmado no mês de janeiro.

Segundo informações da assessoria de imprensa da secretaria, a Vigilância Epidemiológica está investigando se a doença foi adquirida no município ou em outro local, já que o homem de 62 anos tem uma fazenda em Campo Florido (Minas Gerais) e foi diagnosticado na cidade São José do Rio Preto.

Ainda de acordo com a secretaria, o paciente passa bem e está em casa, onde nebulizações foram feitas.

Em 2012, Barretos registrou 59 casos de dengue, sendo 15 em abril, incluindo o paciente do tipo 4.

Serrana

Em 27 de janeiro, foi confirmado que uma moradora do bairro Dom Pedro contraiu a doença.Apesar do diagnóstico, a vítima passava bem e não precisou ser internada.





Para evitar novos casos, foi realizado um bloqueio no bairro e nebulizações em toda a cidade.

Na época, a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Ribeirão Preto, Maria Luiza Santa Maria afirmou que o vírus do tipo 4 pode ocorrer em qualquer município e o mais importante é identificá-lo. “Não existe o tipo mais perigoso, todos provocam a dengue, a diferença é que alguns vírus em uma determinada situação se desenvolvem de uma forma mais grave. A evolução depende da resistência da população, faixa etária, entre outros aspectos.”

Ainda segundo Maria Luiza, depois de 20 anos o vírus da dengue tipo 4 voltou a circular no Brasil, sendo as primeiras notificações no ano passado.

No ano passado, 762 casos de dengue foram registrados em Barretos e Serrana.

Fonte: G1





Deixe seu comentário