Universitários de Barretos desenvolvem protótipo de carro elétrico ‎

Um grupo de universitários da cidade de Barretos desenvolveu o protótipo de um carro ecologicamente correto que ficou entre os melhores em uma competição de nível estadual. O projeto denominado “Tartaruga Apavorada”, movido a energia elétrica, foi criado em conjunto pelos colegas de Engenharia Mecânica do Unifeb (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos).

Foi com ele que o grupo conseguiu a sétima colocação em uma maratona universitária de eficiência ecológica disputada por 54 universidades no cartódromo Airton Senna, em São Paulo, entre 12 e 14 de outubro. Pela experiência em corridas e pelo peso – 46 quilos-, a estudante Bianca Cristina Carlos foi escolhida para pilotar o protótipo. “Eles acharam que eu me encaixava perfeitamente no perfil”, disse.





Carlos Eduardo Paro Benedette, André Luis Fernandes Garcia, Marcelle Pedretti, Renan Barbiere, Fabio Carbone de Oliveira e Wagner José Buriezzi demoraram seis meses para concluir o veículo que não utiliza combustíveis fósseis, pesa apenas 20 quilos e roda em média a 15km/h – velocidade padrão para a disputa. O carro, com acabamento em alumínio, tem como princípio básico marchas de uma bicicleta. “Várias equipes vieram conhecer como colocamos, foi uma ideia diferenciada”, disse o estudante Wagner.

Outra novidade foi o motor de parafusadeira elétrica. “Como é uma competição de eficiência energética, ter um motor muito forte às vezes não é vantagem pelo consumo. Precisávamos equilibrar consumo baixo com motor potente”, afirmou André Luis sobre a escolha.

Fonte: Eptv.com





Deixe seu comentário