Pacientes com obesidade reclamam de falta de transporte em Barretos

Pacientes de Barretos (SP) que fazem tratamento contra a obesidade mórbida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de Piracicaba (SP) dizem que há um mês a Prefeitura de Barretos não está oferecendo o transporte gratuito entre os dois municípios. A Secretária de Saúde, entretanto, informou que a situação não passou de um mal entendido.

A professora Maria Emília de Oliveira foi uma das pacientes prejudicadas com a falta do serviço. Ela realizou a cirurgia bariátrica há três meses e agora precisa ser acompanhada uma vez por mês pelos médicos piracicabanos. “Eles alegaram que estão em contenção de despesas e que nenhum paciente será levado para lá em novembro e em dezembro”, contou.

Maria Emília não foi a única a receber a preocupante notícia. A atendente Daniela da Silva tinha consulta agendada para a última segunda-feira (19), mas foi informada pela Prefeitura de que não teria o tranporte gratuito.





“Disseram que não vão oferecer porque o prefeito vai mudar. Disseram que gasta muito, pois muitas pessoas vão para Piracicaba. Ninguém deu uma posição correta”, contou.

Mal entendido
O secretário de Saúde de Barretos, Cléber de Moura Delalibera, disse que o transporte entre as duas cidades continua sendo realizado normalmente. Segundo Delalibera, o que aconteceu foi uma mudança no tipo de veículo oferecido: antes, os pacientes viajam em um ônibus e agora são levados por uma van da Secretaria.

Delalibera afirmou ainda que apenas duas pacientes não foram às consultas por causa do feriado prolongado. “Provavelmente, houve uma confusão. Eles terão o transporte normalmente. Nós já atendemos mais de 80 pacientes esse mês para esse destino”, disse.

Fonte: G1





Deixe seu comentário