Necrotério de Barretos está sobrecarregado ‎

O necrotério da cidade de Barretos está sobrecarregado. Com a atribuição de atender 22 municípios da região, ele está funcionando na mesma sala do velório municipal em que são preparados os corpos que serão velados.

O ideal seria uma sala para cada tipo de procedimento. A cada dia, cerca de dois cadáveres precisam passar por necrópsia no local. Há apenas uma mesa disponível para necrópsia.

Para casos de corpos encontrados em decomposição, a situação é ainda mais delicada: as necrópsias estão sendo feitas ao ar livre, dentro do cemitério municipal. “A sala do necrotério no cemitério é antiga, não tem ventilação, exaustor. Não tem como trabalhar lá dentro”, disse Beto Andrade, administrador do cemitério, em entrevista concedida ontem à Rádio Jornal. Ele afirma que partiu do Governo do Estado a determinação de centralizar em Barretos as necrópsias.





Ampliação
Com 96.000 m2 e 10.500 sepulturas, o cemitério realiza de 75 a 80 sepultamentos por mês. Embora a maioria ocorra em jazigos familiares, o local já está com déficit de vagas. Segundo o administrador, existe a previsão da abertura de mais 821 vagas, o que suprimiria a demanda dos próximos cinco anos. “A construção do muro da nova área já começou. Mas ainda não tem data certa de quando a ampliação vai ficar pronta”, disse.
Sem vigias durante o período diurno e apenas dois para cuidar de todo o espaço durante a noite, o local sofre com a ação de usuários de drogas e vândalos que roubam adornos das sepulturas. Andrade afirmou que o problema poderia ser minimizado com a ampliação da altura do muro, que mede apenas 1,5m.

Orientações
Andrade orientou os fiéis que irão participar das celebrações do Dia de Finados a evitarem, durante as missas, acender velas e colocar ao lado delas copos ou vasos com água. “A fumaça atrapalha e em contato com a vela, a água pode causar explosões”, justificou.
Este será a primeira celebração de Finados com a capela reformada. Em 26 de agosto, ela completou 50 anos de criação. As missas no feriado de Finados acontecerão às 7h30min, às 9h e às 17h.

Fonte: Jornal de Barretos





Deixe seu comentário