Prefeitura de Barretos faz homenagem a Marta Maria Froner Gomes

A Prefeitura de guia de Barretos realiza neste domingo, 19 de junho/11, às 10h, ato solene em homenagem a professora Marta Maria Froner Gomes. Por iniciativa da Câmara Municipal, através de indicação do vereador Olímpio Jorge Naben, “Euripinho”, o logradouro localizado nas Alamedas Suíça, El Salvador e Holanda, no Bairro City Barretos, passou a ter o seu nome.

A Praça Marta Maria Froner Gomes, é toda gramada e dotada de dezenas de árvores, abrigando pássaros de diversas espécies e até micos, animais da fauna brasileira. Na homenagem deste domingo, o vice prefeito Mussa Calil Neto irá representar o prefeito Emanoel Mariano Carvalho.

A cerimônia vai reunir além de autoridades, familiares da homenageada e munícipes residentes no Bairro. Marta, que foi conselheira tutelar, era filha de Irineu Froner e Zélis Duarte Froner. Foi casada com Nivaldo Gomes, com quem teve quatro filhos: Nivaldo Júnior, Heloisa, Luciana e Marcelo. Nasceu em 15 de junho de 1950 e faleceu em 19 de junho de 2005.

CURRÍCULO

Marta Maria Fröner Gomes Nasceu no dia 15 de junho de 1950. Filha do empresário e fotógrafo Irineu Fröner (falecido) e da professora Zélis Duarte Fröner. Terminou o Ginasial na escola Cel. Raphael Brandão em 1969. Formou-se em Técnica Agrícola no Ramo da Economia Doméstica em 1971 no Colégio “Licurgo Leite (Uberaba-MG) e Educação para o Lar em 1975 na UNAERP. Foi professora nas escolas: “Raphael Brandão – Industrial”, Antonio Olympio e “Mário Vieira Marcondes – Estadão”.

Conheceu, no Apollo Bar, o então presidente de “Os Independentes”, Nivaldo Gomes, em 1973. Casou-se no dia 25 de novembro de 1977. juntos tiveram quatro filhos: Nivaldo Júnior, as gêmeas Heloisa e Luciana e o filho mais novo, Marcelo. Foi uma das mulheres mais participantes na parte social de “Os Independentes”.





Devido a sua formação e experiência com crianças e adolescentes, disputou em 1998 a eleição para o Conselho Tutelar, sendo eleita e fazendo parte da primeira equipe do Conselho. Três anos depois, em reconhecimento ao seu trabalho realizado foi reeleita, sendo a segunda conselheira mais votada. Afastou-se por motivos de doença e impedimento da lei que não autorizava uma segunda reeleição, mas voltou na próxima oportunidade e foi eleita mais uma vez, tornando-se a conselheira que mais participou do Conselho Tutelar na história de Barretos.

Em 2004 afastou-se definitivamente da Entidade devido a descoberta de um tumor maligno. Mesmo sendo tratada com muito carinho e dedicação pela equipe médica da Fundação Pio XII, um dos melhores hospitais do mundo, perdeu a batalha, vindo a falecer as 9h do domingo de 19 de junho de 2005.

Tinha como características principais a dedicação com a família, principalmente nos cuidados com o Marcelo, que necessita de atenção especial, alegria constante mesmo nos momentos mais difíceis, gostava de passear, tirar fotos e reunir os amigos e familiares. Não necessitava trabalhar, mas sempre o fez para ajudar a pagar as faculdades dos filhos. Era uma grande incentivadora na realização dos sonhos da família.

“Partiu antes da hora, mas deixou ensinamentos e saudades que a família leva para o resto da vida. E numa justa homenagem do vereador Euripinho, tem o seu nome colocado em uma das praças mais bonitas da Cidade, localizada na City Barretos. Uma praça bem ao seu estilo: grandiosa, bonita e que transmite paz, alegria e sabedoria”.

Fonte: Prefeitura de Barretos





Deixe seu comentário