Conheça as modalidades disputadas no rodeio de Barretos ‎

Cavalos, touros, bois. Resistência e rapidez. Conheça um pouco de cada modalidade disputada na 56ª Festa do Peão de Encontra Barretos, de 18 a 28 de agosto.

Bareback
Montaria em cavalo, em que o peão praticamente fica deitado no lombo e segura uma alça de couro (bareback) presa na altura da cernelha (região proeminente das costas) do animal. A nota varia de 0 a 100 conforme a resistência do montador em permanecer por oito segundos sem cair.

Bulldog
Sem utilizar nenhum recurso, apenas com a mão e com a ajuda de um estereiro (espécie de assistente), o competidor, montado, tem que imobilizar o cavalo no menor tempo possível – o recorde brasileiro é de 2,9 segundos. Para isso, tem que fazê-lo romper a corda que delimita o espaço. É penalizado em dez segundos caso o próprio animal faça isso. Vale o tempo intermediário de três cronometrados.





Cutiano
Tradicional montaria em cavalos criada em Barretos em 1956. O peão tem que se manter firme por oito segundos segurando a rédea com apenas uma das mãos – a livre não pode tocar no animal. Quanto mais alto o pulo do animal, melhor a nota.

Sela Americana
Montaria em cavalos mais tradicional do mundo, criada no século 19, nos EUA. Segurando um cabo de cabresto com uma das mãos, tem que realizar o mark-out, ou seja, quando o animal toca as duas patas dianteiras na arena, logo após a abertura do brete, as esporas devem estar em contato e na altura do pescoço. Vale pontuação de 0 a 100.

Fonte: Eptv.com





Deixe seu comentário