Barretos vira com Criolo, Vanguart e Titãs

A Virada Cultural Paulista leva atrações de primeiríssima linha para Barretos. Além de apresentações de dança e teatro, a programação musical da cidade conta com shows do cantor português Antonio Zambujo, do rapper Criolo e das bandas Vanguart e Titãs. Todas as atividades oferecidas pela Virada Cultural Paulista, que tem parceria com as Prefeituras e com o SESC-SP, são gratuitas.

Um pouco mais de 25 anos se passaram e o álbum “Cabeça Dinossauro” continua na lista dos melhores já lançados por uma banda brasileira. Com ele, os Titãs atingiram o ápice artístico com petardos do nível de “Bichos Escrotos”, “Igreja” e “Polícia”. E é esse repertório – só de hits, do começo ao fim -, que os Titãs estão trazendo para o evento na cidade de Barretos em show que acontece no palco principal da cidade (Praça Nove de Julho) no domingo (26), às 18h30.

Mas se Cabeça Dinossauro” é uma máquina de hinos, Criolo não fica atrás com o seu premiado álbum “Nó na Orelha”. Ele é o autor de, por exemplo, “Não Existe Amor em SP” – canção que não deixa seus ouvintes indiferentes. O artista é reconhecido como rapper, mas seria injusto enquadrá-lo em um só estilo musical. Recentemente, Criolo foi a estrela de uma das noites do festival Lollapalooza. O show acontece no palco principal, bem na hora da virada, à 0h30 do sábado (25) para o domingo (26).

Com verve roqueira e folk, o Vanguart já levou prêmios de melhor banda pela MTV e tem hits desses que grudam para sempre, como “Semáforo”. O líder do grupo, Hélio Flanders, é um compositor de talento e tem um violão com sonoridade muito peculiar. O grupo também brilhou na última edição do Lollapalooza. Aqui na Virada, o show acontece também no palco principal da cidade de Barretos, no domingo (26), às 17h.





Pulando do rock para o soul, vale prestar atenção na apresentação de Curumin – que tem um trabalho que vai do samba dos anos 70 ao hip hop. Seu último trabalho, o “Arrocha”, foi eleito como o melhor disco de 2012 pela revista Rolling Stone. Curumin se apresenta no mesmo palco, às 23h do sábado (25).

A atração internacional de Barretos é o português Antonio Zambujo. O cantor já recebeu elogios de Caetano Veloso, que chegou a compará-lo com João Gilberto (ele também foi comparado com Chet Baker). A base de Zambujo é o fado, mas o artista incorporou à tradição lusitana elementos de jazz e de música brasileira. O Show de Zambujo começa às 21h30 do sábado, no palco principal.

Por falar em tradição, a apresentação do Roda de Choro tem um elemento fundamental: a presença de uma lenda. Trata-se do violinista Luizinho 7 Cordas – que já acompanhou nomes como  Demônios da Garoa,  Cartola,  Adoniran Barbosa, Jamelão e muitos outros. Para quem gosta de chorinho vale a pena conferir o show do grupo, que tem início às 15h30 do domingo.

Artes Cênicas – Vale prestar atenção no espetáculo do Coletivo Teatral Filme BÊ, “Os Amigos dos Amigos”, baseado em uma história do escritor norte-americano Henry James (1843 -1916). Neste suspense psicológico, uma mulher tenta aproximar dois homens que, na juventude, teriam visto os fantasmas de seus respectivos pais. O curioso (para dizer o mínimo) é que esses dois homens nunca conseguem estar na mesma hora e lugar. A apresentação acontece no sábado (25), às 21h, no palco interno da cidade.

Todas as apresentações da Virada Cultural Paulista são gratuitas. Porém, nos palcos internos, o público é limitado à capacidade dos teatros. A distribuição de ingressos será realizada pelas Prefeituras de cada município participante.

Fonte: Virada Cultural





Deixe seu comentário