Sebrae Barretos abre inscrições

Com o objetivo de ampliar a produtividade dos pomares de citros, e elevar o volume de vendas de caixas de laranja por produtor em 20% até dezembro de 2013, o Sebrae de Barretos está com inscrições abertas para participação do projeto de Citricultura Familiar  do Noroeste Paulista, que vem fomentando desde outubro de 2011.

O programa é destinado às cidades de Encontra Bebedouro, Taiaçu, Taiuva, Embaúba, Cajobi, Monte Azul Paulista, Olímpia, Taquaral, Barretos e Pirangi; produtores rurais destas cidades e interessados a participar do Citricultura tem até a próxima sexta-feira, dia 31, para pegar o termo de adesão do projeto. “Podem procurar o Sebrae Barretos,  no telefone  (17) 3323-2899 , pegar o termo de adesão do projeto e deve ter em mãos os documentos como CNPJ da propriedade rural e documentos pessoais”, explica a direção.

O projeto tem objetivo ampliar a produtividade dos pomares de citros, produzir um fruto de qualidade e  aumentar o volume comercializado, agregando valor a seus produtos.

Atualmente o projeto consta com 103  produtores inscritos e a expectativa do Sebrae Barretos é tornar os produtores mais competitivos , estimular o empreendedorismo rural na região e ajudá-los e enxergar alternativas de escoamento da produção , com o trabalho feito no campo buscar sanar as dificuldades : sanitárias  , dificuldades nos tratos culturais e comercialização.

O Citricultura Familiar do Noroeste Paulista é uma parceria entre o Sebrae; os sindicatos rurais de Barretos, Bebedouro, Monte Azul Paulista e Olímpia; Coordenadora de Assistência Técnica Integrada (Cati); Coopercitrus; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); e Agência Nacional de Defensivos.





Iniciado em outubro de 2011, várias ações já foram desenvolvidas, como capacitações para produtores, consultoria técnica nas propriedades rurais para identificar dificuldades nos tratos culturais e sanitários, varias palestras sobre os programas governamentais, dias de campo especifico do setor , trouxemos inclusive  a possibilidade de escoamento da produção para o mercado justo recentemente

Recentemente a região noroeste paulista esta sofrendo principalmente com a comercialização da laranja, a unidade Sebrae de Barretos apresenta algumas medidas que estão realizando para ajudar os produtores.

“Estamos sensibilizando prefeituras da região mostrando como eles podem estar colocando em pratica a lei 11947 do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, auxiliando estas prefeituras a entender o processo das compras públicas da agricultura familiar , demonstrando aonde estão estes agricultores familiares em seu município .Ao mesmo tempo temos feito o trabalho na ponta com os produtores familiares apesar do projeto englobar principalmente ações de tecnologia e gestão, estamos tentando encontrar, diante da crise, alternativas para comercialização, principalmente por meio das compras públicas , ensinando para ele por exemplo como elaborar  um projeto de venda para fornecimento a merenda escolar, que nada mais é que um plano, formalizado em papel, sobre o que ele pode fornecer, em quais quantidades e prazos. Ele é fundamental para a participação e dá mais credibilidade e chances de vencer as chamadas públicas”, conclui Tatiana Candeo responsável pelo programa.

Tatiana ainda destaca que é importante lembrar que há limites de pagamento nas compras com produtores rurais. Para o Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE, o limite é de R$20 mil reais por ano em gêneros alimentícios. Já no Programa Paulista de Agricultura de Interesse Social, o PPAIS, o produtor pode fornecer até R$12 mil por ano.

Fonte: O Regional





Deixe seu comentário