De cada 10 casos suspeitos, oito confirmam dengue em Barretos

Com uma de suas piores epidemias de dengue na década, Barretos (423 km de São Paulo) confirma a doença em oito de cada dez casos suspeitos em 2013.

De acordo com dados da Secretaria da Saúde na cidade Barretos, foram confirmados até a última sexta-feira (3) 3.683 casos de dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, num universo de 4.536 notificações suspeitas.

A situação pode ser ainda pior, já que somente 320 casos foram descartados. Há, ainda, 533 pacientes aguardando os resultados dos exames.

Barretos é uma das ao menos 24 cidades do Estado de São Paulo a registrarem epidemia de dengue neste ano.





Levantamento feito pela Folha junto às prefeituras do interior e do litoral, que realizam os exames que confirmam a doença, aponta que a situação mais grave ocorre em São José do Rio Preto (438 km de São Paulo), localidade próxima a Barretos –a cidade vive a sexta epidemia da doença em 14 anos e a prefeitura já decretou estado de emergência.

Há cidades de médio e grande porte com epidemia, como Campinas (93 km de São Paulo) e Ribeirão Preto (313 km de São Paulo). Na Baixada, seis cidades estão com epidemia –incluindo Santos e Guarujá.

Três cidades entraram em estado epidêmico no mês passado na região de Ribeirão: Encontra Matão, Nova Europa e Taquaritinga –onde uma morte pela doença foi confirmada.

Fonte: Folha de S. Paulo





Deixe seu comentário